Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Palavras chave

Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

[TUTORIAL] Agitador orbital para microtubos Eppendorf

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTORIAL] Agitador orbital para microtubos Eppendorf

Mensagem por Tanaami em 18/8/2016, 19:02

E ai gente, beleza?
Agitador orbital é um equipamento muuuito útil quando a gente precisa fazer aquela cultura de microrganismos aeróbicos e sensíveis a agitação mecânica (com uma barra magnética por exemplo, onde o atrito da barra com o frasco é prejudicial). Este equipamento é relativamente caro, principalmente pros cientistas amadores e hobbystas. Neste tutorial eu vou mostrar como fazer um agitador orbital com peças que vc provavelmente tem em casa, e mesmo se for comprar tudo, dificilmente vai passar dos 20 reais, e você não vai demorar mais que 20 minutos para fazer.

Materiais:

• Cola quente;
  • Pote plástico;
  • Ventoinha de computador;
  • Fonte 12V pra ventoinha;
  • Porca;
  • Bandejinha de isopor;
  • Base pesada (eu usei um pedaço de madeira);
  • Esponja de lavar louça;
  • Tesoura;
  • Microtubo Eppendorf;
  • Fita microporosa;

Como fazer:

Com uma tesoura, corte o isopor no formato do pote, de modo que encaixe dentro dele. Em seguida faça furos com uma caneta bic, para encaixar os microtubos:

Deve ficar assim:

Corte a esponja ao meio, e em seguida, corte uma das metades em 4. Esses 4 pedaços serão os pés do agitador:

Cole as esponjas na ventoinha, e a porca em uma das hélices. Use bastante cola, para a porca não sair voando! Em seguida, cole a ventoinha no fundo do pote:

Cole tudo na base de madeira:

Ligue a ventoinha na fonte (eu pus o fio vermelho, dobrado, por dentro, e o preto por fora, mas não sei se faz diferença). O agitador está pronto! Agora só faltam preparar os tubos...

Esquente um prego com um isqueiro. Cuidado para não se queimar!

Fure a tampa do tubo:

Cole a fita microporosa na tampa. Eu usei 3 camadas.

Rasgue o excesso da fita, é mais facil rasgar do que cortar. Ficará assim:

Este agitador pode ter mais de um modo de vibração, então se ele está vibrando muito devagar e não está "quebrando" a superfície do líquido, simplesmente segure o pote um pouco e solte, e ele vai vibrar numa frequência maior, mais rápido. Num tubo de 1,5 mL, testei com até 400 uL sem problemas. Acima disso, é perigoso gotículas voarem na fita, deixando ela molhada e mais propícia a contaminações.
Pronto! Agora é só colocar o meio de cultura nos tubos, inocular, e colocar na tomada! cheers

Tanaami
Admin

Ver perfil do usuário http://biocracia.forumtupiniquin.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: