Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Palavras chave

Setembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Mostre sua incubadora!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mostre sua incubadora!

Mensagem por Tanaami em 18/8/2016, 23:33

Eu ia fazer um tutorial, mas existem milhares de maneiras de fazer esse equipamento, algumas simples, outras complexas. Por isso esse tópico é para vocês mostrarem suas incubadoras caseiras, e além disso, vou dar algumas dicas do que você pode usar para fazer a sua, se ainda não fez! Esta é a minha (para mais informações, leia abaixo):

Apesar da variedade, algumas coisas são comuns a todas: um aquecedor, algo para medir a temperatura, um termostato, e uma "caixa". Preste atenção ao que você tem na sua casa, ou o que pode ser fácil de ser encontrado aonde você mora, pois provavelmente você deve ter a maioria dos materiais ai, pegando poeira em algum canto.

O aquecedor pode ser uma resistência de chuveiro ou de secador de cabelo, uma lâmpada incandescente ou halógena, um aquecedor de aquário, pastilhas peltier, entre outras coisas. Você também pode comprar resistências próprias para aquecer o ar ou ainda fio de níquel-cromo e fazer seu proprio elemento aquecedor. Para qualquer resistência que for usar, meça ela com um multímetro, e usando a equação P = U2/R, verifique se a potência é adequada para a tensão que você usará. Você pode mudar a tensão também, por exemplo, em vez de usar 220V, usar 127V, ou ainda 12V. Lembre-se também que quanto mais longa a resistência, menos ela esquentará, e quanto mais grossa, mais ela esquentará, então você pode tentar usar mais de uma resistência, se elas forem muito "fortes". Ajuste de acordo com a sua necessidade e material! E sempre teste antes, com a resistência ligada na fonte, se ela esquentará muito ou não, e quanto tempo ela pode permanecer ligada. Um ventilador apontado na sua resistência vai aumentar muito sua performance, enquanto reduz riscos de ela se sobreaquecer, podendo estragar e até mesmo causar um incêndio! Fique atento quanto a segurança!

Eu acredito que atualmente, o jeito mais fácil de controlar a temperatura é com um Arduino (ou outro microcontrolador) e um sensor de temperatura, visto que está extremamente barato comprar estes itens, dada sua popularidade. Há também termostatos prontos, que são usados geralmente em incubadoras de ovos e câmaras frias, mas eles costumam ser caros. Você também pode fazer seu próprio termostato, mas isso iria exigir um pouco de conhecimento em eletrônica, apesar do custo poder sair extremamente barato, dependendo de como for feito.

Sobre a caixa, com certeza o jeito mais fácil é usar uma geladeira de isopor, aquelas usadas pra guardar cerveja Very Happy

Para fazer a minha incubadora, eu usei uma caixa de isopor que achei no lixo, um Arduino, um sensor de temperatura DHT 22, e uma lâmpada incandescente 220V 60W, ligada em 127V. Para ligar e desligar, uso um relê, de acordo com o circuito abaixo (super simples, só tem 4 componentes!), tirado deste site:

Existem também módulos de relê para Arduino, que é só conectar e usar. A vantagem é que é simples, não precisa fazer nenhuma solda e nem uma placa de circuito, mas costumam ser alguns reais mais caros. Eu acredito que não valha a pena, já que é super fácil fazer um circuitinho usando uma placa perfurada. Caso e relê não encaixe, é só furar a placa com uma broca, e colocar o relê.

Também estou usando uma tela LCD daqueles celulares Nokia antigos, e alguns botões.
Fotos:

Tanaami
Admin

Ver perfil do usuário http://biocracia.forumtupiniquin.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: