Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Palavras chave

Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Minhas contaminações!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minhas contaminações!

Mensagem por Tanaami em 19/8/2016, 00:19

Bom, tenho muitas placas de petri que foram usadas para isolar microrganismos silvestres, e eventualmente acabaram contaminando. Geralmente eu uso placas de vidro e autoclavo as placas contaminadas antes de descartar, mas tenho umas placas de plástico descartáveis que não podem ser autoclavadas e tenho elas até hoje. Apesar de não saber exatamente o que são, achei muito bonitas. Quando olho para elas imagino uma luta pela sobrevivência, uma guerra entre colônias, onde cada uma tem suas armas, artimanhas e defesas. Algumas colônias também se unem sinergicamente para sobreviver, e acho isso tudo incrível! Eu também tive a oportunidade de acompanhar a evolução das placas, e é uma coisa linda! Muitos fungos secretam metabólitos que são coloridos, em diferentes fases da vida, e da um colorido legal. As vezes uma placa está completamente dominada por um fungo, e a partir de uma única parte não colonizada, cresce um contaminante que consegue dominar completamente o outro fungo; isso é a natureza!
(Infelizmente as fotos não condizem com a beleza ao vivo, e tive que usar flash, pq está de noite)

Espero que gostem! E se alguém tiver umas dicas ai com fotografia, agradeço!

Tanaami
Admin

Ver perfil do usuário http://biocracia.forumtupiniquin.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: